segunda-feira, 15 de junho de 2009

INÍCIO... MEIO... E FIM

Escrever um projeto monográfico já é difícil. Escrever sobre ele é mil vezes pior. Como explicar a alguém algo que nem eu mesma ainda sei exatamente como será feito? Bem, não custa nada tentar, não é mesmo? De todas as milhões de interrogações que passam pela cabeça de um monografando (será que esse termo existe? Bem, se não existe eu acabei de inventar rs), uma coisa é certa: uma hora seu prazo vai ter que acabar e seu projeto terá que estar concluído. Inicialmente vale dizer que meu estudo é mutável. Aliás, acho que a cada semana ele ganha novos ares, ganha uma coisa, perde outra, vai tomando forma. Inicialmente começou como um estudo sobre cibernarrativa, em seguida ganhou nova ênfase com o descobrimento do Twitter, um site muito legal que apresentarei mais adiante, e agora... bem, agora ele está na fase do jornalismo, e acho que é decisivo.

Minha proposta é verificar como o surgimento de novas ferramentas para a produção e difusão de notícias pode vir a interferir no atual cenário jornalístico. Dessa forma, pretendo, através do estudo bibliográfico de pesquisadores e especialistas da área e da análise de alguns sites, verificar os elementos que vem facilitando a disseminação de conteúdo jornalístico e a produção colaborativa no ciberespaço e as consequências que o aumento da procura efetiva desses elementos por cidadãos comuns podem vir a trazer para o jornalismo.

Como fazer isso exatamente eu ainda tenho que descobrir, mas já decidi que vou pegar a história do jornalismo desde o seu surgimento, contar um pouco da história impressa, chegar ao digital, comparar, mapear os sites, que inclusive ficarão em uma listinha aqui do lado pra quem quiser acessar. No mais, acho que ainda é isso. A ideia é apenas o começo, e conto com a ajuda dos loucos que passarem a ler esse blog para desenvolvê-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário